2023/09/23

今週のことば 頭の人ばかり ダメネ 人間は肉でしょ 気持いっぱいあるでしょ… 藤原新也 『全東洋街道』  中日新聞より 尾畑文正

 今週のことば


頭の人ばかり ダメネ 人間は肉でしょ 気持いっぱいあるでしょ…




藤原新也 『全東洋街道』



 前掲の言葉は生身の人間をモノとして扱う現代の病理を鋭く抉るものと私は理解している。昨年、 タイに旅行し、帰国時に問題が起きた。ワクチン接種証明に関わるアプリ 「MySOS」(当時)を 用意していなかった私は搭乗を阻 まれた。仕方なくアプリを取り入 必要な情報を入力した。


 なぜ紙のワクチン接種証明書ではなく「MySOS」が帰国に必要なのか。その時の不信感は、デ ジタル庁が健康保険証をマイナンバーカードに一体化しようとしていることで一層強まっている。


 廃止する必要のない現在の健康保険証をマイナンバーカードに一 体化する意図は何なのか。 重要な個人情報(病歴、海外渡航歴、預貯金額、犯罪歴など)を一元化し、一括して国が人々を管理し利用する目的ではないのか。それが未来のデジタル社会なら、情報で利益を得る「頭の人」には便利でも、「気持いっぱいある」生身の人間の居場所にはならない。 (同朋大名誉教授)


尾畑文正






Frase da semana


"Você não pode ser todo cabeça de gente, gente é carne, você tem sentimentos...


Shinya Fujiwara, Zen Toyo Kaido.



Entendo que as palavras acima são uma forte acusação da patologia de nosso tempo, em que as pessoas tratam a carne e o sangue como objetos. No ano passado, viajei para a Tailândia e tive problemas em meu retorno. Fui impedido de embarcar no avião porque não tinha preparado o aplicativo MySOS (na época), que era usado para certificar a vacinação. Não tive outra opção a não ser pegar o aplicativo e inserir as informações necessárias.


 Por que eu precisava do MySOS para retornar ao Japão em vez de um certificado de vacinação em papel? A desconfiança que senti na época foi reforçada pelo plano da Digital Agency de integrar o cartão de seguro de saúde com o cartão My Number.


 Qual é a intenção de integrar o atual cartão de seguro de saúde, que não precisa ser abolido, com o cartão MySOS? O objetivo não é centralizar informações pessoais importantes (por exemplo, histórico médico, histórico de viagens ao exterior, valor das economias, registro criminal etc.) e permitir que o estado gerencie e use as pessoas coletivamente? Se essa for a sociedade digital do futuro, ela pode ser conveniente para os "chefões" que lucram com as informações, mas não é lugar para pessoas de carne e osso "de coração inteiro". (Professor Emérito, Universidade de Doho)


Bunsho Obata.






「今 トルコ左翼とか右翼とかテロばっかりでしょ、、、

頭の人ばかり ダメね

人間は肉でしょ 気持ちいっぱいあるでしょ、、、」

藤原新也 全東洋街道より


「ブラジル・シュウちゃんねる」

↓いいね評価、チャンネル登録よろしくお願いします↓




0 件のコメント:

コメントを投稿

いま、注目の投稿はこちら

「ただいま工事中・お寺に車椅子用の通用口がつきます」

「ただいま工事中・お寺に車椅子用の通用口がつきます」   この春、私たちのお寺では重要な改修工事が行われています。4月中旬に始まったこの工事は、すべての訪問者が安全で快適にお寺を訪れられるように、車椅子用の通用口を新設するプロジェクトです。このプロジェクトの発端は、お寺の創設時...

人気の投稿はこちら